NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO

Nono mandamento da Lei de DEUS. Nono conselho de Deus para termos uma vida livre e liberta, uma vida mais perto, mais próxima de Deus. Porque se você tem uma lei, uma norma a seguir, você pode evitar erros, faltas que nos afastam de Deus.
E como é difícil esse mandamento hein? No mundo de hoje, onde existem apelações a todo instante, e de todas as formas, basta a gente ligar a Tv, folhear uma revista, ou simplesmente andar pelas ruas, vemos toda espécie de apelação e incentivando todos nós a não cumprir esse mandamento.
Nós homens nos vemos como machões, varões, então para nós é muito mais dificil, cumprirmos esse mandamento, porque somos movidos pelo nosso orgulho e pela nossa soberba.
E ai fica mais difícil ainda quando lemos o que Jesus nos falou em Mt 5,28 “Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração”
Contra esse mandamento, para cumprimento desse mandamento, é necessário lutarmos  contra a cobiça e concupiscência da carne( forma de desejo humano, apetite sensível que se opõe aos ditames da razão. Apetite sexual excessivo e que transtorna as faculdades morais dos homens.
O catecismo da Igreja Católica nos ensina que a luta para conseguirmos seguir esse mandamento passa  pela purificação do coração e a pratica da temperança.
A pureza nos permite ver Deus, e nos permite ver as coisas segundo Deus.
Purificação:  Entregar o coração e a inteligência as exigências da santidade de Deus.
Pureza de coração: condição prévia da visão.
Atraves  da pureza de coração conseguimos  ver Deus, ver o outro como o próximo, permiti-nos v ver o outro como templo do espirito santo, uma manifestação da beleza divina.
A purificação do coração, exige oração, muita oração, exige comunhão constante com Deus, atavés da leitura e meditação da palavra, oração pessoal, Eucaristia.
Devemos lutar pela pureza. Com a graça de Deus alcançaremos.
Sermão das bem aventuranças “ Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” Mt 5,8
CIC - 2527 "A Boa Nova de Cristo restaura constantemente a vida e a cultura do homem decaído, combate e remove os erros e os males decorrentes da sempre ameaçadora sedução do pecado. Purifica e eleva incessantemente os costumes dos povos. Com as riquezas do alto ela fecunda, como que por dentro, as qualidades do espírito e os dotes de cada povo e de cada idade; fortifica-os, aperfeiçoa-os e restaura-os em Cristo."

Para estarmos próximos de Deus, cumprir seus mandamentos, nos temos que ter Deus em nossa vida, Deus em nosso coração.
E para cumprirmos especificamente esse mandamento, além de ter Deus em nosso coração, devemos ter também, nossa esposa em nosso coração. Se tenho Deus e minha esposa em meu coração, não tenho como desobedecer esse mandamento.
Espoti
Setembro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!