“EIS AQUI A SERVA DO SENHOR”…

                               Jesus e Maria (3)recorte
O mensageiro de Deus, transmitiu uma inusitada mensagem na qual traz uma intrigante resposta: conceber uma criança sem a participação de um homem. E adiciona à indecifrável proposta, a afirmação de que o menino que a virgem engravidaria seria chamado de filho de Deus, e que o menino terá a mais notória incumbência: libertar seu povo e por extensão toda a humanidade.


“EIS AQUI A SERVA DO SENHOR, FAÇA EM MIM, SEGUNDO A TUA PALAVRA” LC 1,38
O mensageiro de Deus, transmitiu uma inusitada mensagem na qual traz uma intrigante resposta: conceber uma criança sem a participação de um homem.
E adiciona à indecifrável proposta, a afirmação de que o menino que a virgem engravidaria seria chamado de filho de Deus, e que o menino terá a mais notória incumbência: libertar seu povo e por extensão toda a humanidade.
A noticia era deslumbrante, capaz de deixar qualquer um sem folego. Será que essa proposta foi feita para Maria por que era ingênua?
O anjo disse para ela se alegrar, porque era bem aventurada, uma mulher feliz, porque Deus se encantara com ela.
Sua relação com Deus era estreita, intima, ultrapassava os limites da religiosidade. Maria aceitou participar do sonho de Deus, que se tornou o seu próprio sonho.
Maria aceitou engravidar de um modo antinatural. Qual seriam as consequências desse convite? O risco de ser apedrejada sumariamente, como que acontecia com todas as mulheres que eram pegas em adultério naquela época. Imagine ter um filho sem casar-se, era tudo o que os radicais religiosos queriam. Todas as mulheres que engravidavam de outros homens morriam apedrejadas. Mas, se Maria pensasse em todas as consequências desse ato, não teria fé, mergulharia num mar de duvidas e medo.
Quem conseguiria entender essa gravidez? Como explicar essa gravidez? A quem explicar o inexplicável? Quem entenderia? Que amigo lhe daria ouvido? Que religioso a entenderia?
O anjo disse que ela passaria a ser a mais exaltada entre as mulheres. Mas quem aceitaria essa exaltação diante do risco de ser mutilada? É como dizer: Hoje te dou todo o dinheiro do mundo, mas amanhã você estará morto.
Maria enfrentava as dificuldades. Não reclamava ao confrontá-las, nem lamentava quando as coisas davam erradas ou saiam de um modo diferente de como tinham sido planejados. (alguns não suportam quando a sua rotina é quebrada, lamentam as pedras no caminho)
Maria agradecia, seu agradecimento não era sinal de conformismo, mas sim de aceitação aos fatos que não conseguiria mudar. Não ficava paralisada, deprimida, esperando alguém socorrê-la. Ela se levantava, era intrépida para mudar a rota.
Zacarias duvidou. Maria acreditou. Zacarias afirmou que o processo de gravidez não seria possível, Maria ao contrário, quis saber como se daria o processo.
A resposta de Maria foi surpreendente. Quis saber como se daria esse processo, e ainda enviou uma mensagem a Deus. “ Diga-lhe que sou sua serva, cumpra-se na história a tua palavra”.
Maria não conversou com uma imagem fruto de uma imaginação, alucinação. Para Maria seu Deus era concreto, esses fatos estavam acontecendo eram reais.
Maria acreditava intensamente no autor da vida e deseja ser um instrumento para realizar o projeto de Deus.
Maria acreditou naquilo que não era palpável. Deu crédito a uma mensagem que para muitos não passaria de uma miragem, uma alucinação. Não mostrou insegurança, timidez, ou sentiu-se incapaz.
Porque Maria disse o “Sim”
Tinha todos os motivos para dizer não como dissemos até então. Maria era dócil, pouco falava, estava sempre disposta, seria e jamais se perturbava. Perseverava na oração. Na leitura dos livros santos,nos jejuns. Ela revelou a Santa Brígida “Determinei consagrar a Deus minha virgindade e não possuir coisa alguma do mundo entregando ao Altíssimo toda a minha vontade”
A virgem Maria sempre quis ser “toda de Deus”, isto é, uma virgem consagrada. Os pais de Nossa Senhora haviam consagrado ela á Deus.
Conta a tradição que aos 03 anos de idade, Maria foi conduzida ao tempo, acompanhada de grande numero de meninas hebraicas que seguravam tochas acesas, com a presença de autoridades de Jerusalém. Para subir ao templo havia 15 degraus e Maria subiu sozinha, embora fosse tão pequena.
Desde pequena Maria se ofereceu e se consagrou a Deus. Aprofundou-se desde o primeiro momento em que O Conheceu. Determinou logo sacrificar sua vontade á de Deus com todo o seu amor, por todo o tempo de sua vida.
Maria era mulher de oração, Mulher de profundo amor pela palavra de Deus. Vivia mergulhada na palavra de Deus. Por isso sabia ler, reconhecer perceber os sinais de deus em sua vida, por isso era servidora.
Resposta de Maria:
Foi a mais bela e a mais humilde e prudente que poderia dar. Com esse sim, um Deus se tornou homem como nós. Maria recebeu a mais importante missão da face da terra.
Servo
É aquele que não tem direitos, ou não dispõe de sua pessoa e de seus bens. Ele não é livre. É o serviçal, aquele que gosta de prestar serviços; prestativo, zelador, servidor. O servil é aquele que segue com excessivo rigor um modelo ou original. É aquele que gosta de prover, abastecer, munir e encher.
Belíssimas definições para os seguidores de Jesus. Ele é o modelo é o original. Nossa liberdade é fruto de nossa adesão plena ào Senhor. Ele é o nosso guia. Nossos direitos foram comprados por sua morte e ressurreição. Nós não dispomos de nossa vida, ela pertence ao Senhor.
Aquele que quer ser o primeiro, seja o escravo de todos visto que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida pela redenção de muitos MC 10, 42-45
Servo precisa estar vazio de si mesmo para estar cheio do Espirito Santo. Servo é aquele que permite que Jesus e seu Espirito ocupem todos os seus espaços. Servo coloca-se em atitude de obediência aos apelos do Espirito Santo.
Servo é aquele que procura fazer com que Jesus Cristo seja conhecido, amado e seguido. Servo procura estar em ultimo lugar, para que Jesus seja o primeiro, o principal em sua vida.
Ser servo é fazer tudo aquilo que o Senhor nos manda. Aquela que tem uma profunda intimidade com a palavra de Deus.
Essa intimidade deve ser traduzir no estudo, na leitura, oração e meditação da palavra de Deus. A bíblia tem de ser o nosso grande livro: não só para ser lida, orada e meditada, acima de tudo é preciso ser traduzida em gestos concretos, em atitudes concretas.
O que deve prevalecer na vida do servo: Reta intenção e a vontade sincera de servir ao Senhor, somente Ele. E para servir é preciso ter coragem para deixar de lado todos os esquemas humanos. Para ser servo é preciso beber na fonte. Essa fonte é Jesus.
Jesus precisa de servos.
Jesus quer continuar a curar o seu povo. E para isso precisa de servos. Servos confiantes, obedientes, crentes. Na multiplicação dos pães, precisou dos apóstolos para dividir o povo em grupo e distribuir os pães.
NA pesca milagrosa, precisou dos que lançaram as redes. Nas bodas de canã, precisou dos serventes para encher as talhas de agua. Hoje Jesus quer precisar de cada um de nós para transformar a sociedade, a Igreja e o mundo. Faltam servos, faltas pessoas para servir, para ajudar, para colaborar, para anunciar a boa nova. O milagre quem faz é Jesus,. Nós somos os servidores, os instrumentos de Deus.]
Espoti- Fev 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!