LECTIO DIVINA

terço e Biblia Forma de rezar cada vez melhor com a palavra de Deus. Com esse método, podemos nos relacionar mais encarnada, profunda e seguramente com a palavra, além de dar passos muito concretos para amadurecer espiritualmente e crescer na fé. Assumir a vontade de Deus na nossa vida, experimentar a atualidade do poder de Deus, ter a palavra como meio de instrução e vitalidade espiritual.  Veja o roteiro completo, e mergulhe na palavra a partir de hoje.
Espoti 11/setembro/2011




                                          JESUS RECORTE                                        terço e Biblia
                                                 LECTIO DIVINA
Método para aprofundar o texto bíblico, não com fim especulativo, mas oracional.
Forma de rezar cada vez melhor com a palavra de Deus. Com esse método, podemos nos relacionar mais encarnada, profunda e seguramente com a palavra, além de dar passos muito concretos para amadurecer espiritualmente e crescer na fé. Assumir a vontade de Deus na nossa vida, experimentar a atualidade do poder de Deus, ter a palavra como meio de instrução e vitalidade espiritual.
ORAÇÃO INICIAL: Peça ajuda, peça auxilio ao Espírito Santo. Clame, chame-o para caminhar junto, para de dar direcionamento, porque sem ação do Espírito Santo voltamos ao nada. Sem sua força nada existe. Ele inspira sabedoria, entendimento.
LER O TEXTO: Leia o texto. Leia de novo. Procure entender o significado das palavras. Veja os detalhes: Pessoas, lugares, sentimentos, ações, decisões, palavras, perguntas e respostas, espaço físico, reações, época. Leia o texto simular/semelhante da Bíblia.
1- LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ
Ler percebendo o que o texto diz. Escuto o que Deus disse na sua palavra. A palavra por ser do Senhor, é eternamente nova, mesmo que o texto já seja conhecido. Fico atento aos detalhes.
2- MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO ME DIZ
Refletir sobre o que o texto me diz, com o pensamento de Deus sobre aquele assunto na minha vida. Entro no sentido das palavras buscando a mensagem atualizada. Encontro aspectos significativos daquele trecho. As perguntas, os verbos, as afirmações, permitindo que o Espírito Santo faça a devida alusão à realidade atual a minha vida, assumindo para nosso cotidiano essa meditação. Não deixo pensamentos mundanos, interesses pessoais manipular a reflexão. Medito com o pensamento de Deus. Peço ajuda ao Espírito Santo nesse momento.
1- ORAÇÃO: O que digo ao texto.
Efeito da palavra lida, e aprofundada, que pôs o meu coração em contato com o que Deus revelou. Respondo o que digo ao texto, a partir do que a palavra provocar em mim (louvor suplica, arrependimento, felicidade, compaixão). Posiciono meu coração segundo o que ela gerou em mim, a fim de aplicar em minha vida o que ela me revelou.
- Encontre-se com o Senhor. Chame o Espírito Santo e una-se à Ele, para que Ele aja em nós, atualizando aquela palavra concretamente.
Falo ao Senhor sobre os pontos que mais tocaram meu coração na minha consciência, nesse trecho.
2- CONTEMPLAÇÃO: Acolher a ação da palavra em minha vida e meu ser
Acolho o que o texto realiza em mim, permitindo que Deus opere sua obra descrita na palavra, seu modo de unir-me à Ele. (conversão, cura, libertação, transformação)
Não depende do intelecto, mas do consentimento do coração. Abrir-se sem mesmo entender detalhadamente como Deus vai realizar tudo aquilo que li, meditei e pedi em oração. Aceito, creio, confio firmemente que Ele me escutou, e já me atendeu.
Centre-se em Jesus. Visualize como Ele sente, atua, fala, move-se, o que diz, como diz, à quem diz, porque, que tom, com que finalidade. Entre na cena bíblica e participe com seu hoje, naquele episodio, não como um trecho, mas como uma atualidade bíblica, vivencial, confiante. Dialogue com Ele a partir de como o Espírito Santo te introduziu na palavra: olhe os olhos do Senhor, busque-o, de-lhê atenção, escute-o, silencie, deixe-o ir até o mais fundo de você. Sinta grande união, paz, felicidade, contemple, vibre com o Senhor.
AÇÃO: Agir segundo a palavra.
Tomar novas atitudes, segundo o que foi lido, orado, meditado. Deixe a palavra te indicar a ação a ser desenvolvida. Quais ações na minha vida que serão meios de permanecer unido à Deus. Não podemos continuar vivendo da mesma forma, depois que a palavra cruza na nossa vida.
Ela é uma proposta de vida, que é nos revelada e é nós dada por Deus.
A luz da palavra:
COMO ESTOU?
COMO DEVERIA ESTAR?
O QUE VOU FAZER? QUE RECURSOS USAREI?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!