CORAÇÕES PUROS PARA AMAR...

“Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão Deus” Mt 5, 8
Jesus morreu na cruz por cada um de nós para nos trazer vida nova, vida renovada. Porém, somente com o coração puro vou admitir, vou compreender esse sacrifício, essa verdade.

Este versículo faz parte do trecho do Sermão das bem aventuranças. As bem aventuranças é uma nova mentalidade de vida trazida, apresentada por Jesus, é um novo modelo de vida para seguirmos, e esse modelo de vida é que nos leva à Deus, que nos leva à ver Deus. Jesus morreu na cruz por cada um de nós para nos trazer vida nova, vida renovada. Porém, somente com o coração puro vou admitir, vou compreender esse sacrifício, essa verdade.È necessário então a cura do nosso coração. E essa cura é realizada unicamente por Jesus. Então é necessário nos entregarmos de corpo e alma ao Senhor.Bem-aventurados, sãos os felizes, são aqueles que estão sob a graça de Deus, e são os de coração puro, porque vêem Deus. Então Jesus nos apresenta esse versículo dizendo que para ver Deus, é necessário ter coração puro.
Porque Jesus veio para que pudéssemos ver Deus. Ele mesmo disse lá em S.João, cap 14 “Quem me vê, vê o Pai”.  E para ver Deus hoje Jesus está nos dizendo que é necessário ter coração puro. Mas, o que é um coração puro?
Nós sabemos que o coração é o órgão de vital importância do nosso organismo. Tem a função de bombar o sangue para nosso corpo a fim de nos manter vivos. Para Deus o coração é muito mais que isso. Coração representa o centro da personalidade do homem. Representa o interior da pessoa, seus sentimentos, pensamentos, suas atitudes. Então o coração é o órgão pelo qual o homem pode ver Deus, pode sentir Deus. O simples entendimento não basta para que o homem se torne capaz de conhecer Deus.
O que é um coração puro?
È o coração que tem um interior puro, isto é, aquele que tem pensamentos, sentimentos, desejos íntegros, atitudes puras, corretas, descentes.
É um coração livre de maldade, livre de pensamentos maliciosos, que não guarda rancor, magoa, raiva e portanto não deseja o mal.
È um coração que tem sinceridade e sensibilidade como uma criança, sem maldade, sempre agindo com amor, sem julgamentos. É um coração fiel, que não ama a Deus, e ao mesmo tempo ama o mundo.
Enfim é um coração voltado para Deus, e seus mandamentos.
Como ter um coração puro?
Para termos um coração puro, semelhante ao de Jesus, semelhante á de sua mãe, Maria, é necessário que façamos uma faxina em nosso coração. É necessário limparmos tudo aquilo que está depositado em nosso coração, que só nos traz problemas, dificuldades. Raiva, inveja, lamuria, remorso, tristeza, raiva, sentimentos de rejeição, de culpa e de inferioridade.
Para refletirmos: Como podemos amar, se nosso coração está cheio de lixo emocional, cheio de ódio, rancor, ressentimentos.
É necessário eliminarmos os bloqueios para termos o coração puro que é a falta de perdão, a falta de arrependimento.
È necessário então a cura do nosso coração. E essa cura é realizada unicamente por Jesus. Então é necessário nos entregarmos de corpo e alma ao Senhor.
Aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador, é ponto principal, e a partir de Jesus, o Espirito Santo nos é enviado, para andar, caminhar junto conosco, pois ele vem habitar em nós. O Espirito vem morar em nós com o tipo de coração do Senhor, coração amoroso, que realiza a vontade de Pai do céu.
Manter os pensamentos fixos no Senhor, ter relacionamento pessoal com Jesus, conhecer e obedecer os seus mandamentos,são passos fundamentais para alcançar o coração puro, coração semelhante ao do Mestre, Jesus.
Quero dizer uma coisa, a pureza de coração não é qualidade natural do homem, é resultado da obra da graça de Deus. Nosso coração corrompido; nossos pensamentos; nossos sentimentos, desejos são inclinados para o mal. Jesus nos disse isso: Somos impuros por natureza. MT 7, 21-23.
Por isso precisamos da cura do nosso coração. Deus purifica nosso coração por sua graça mediante a obra de Jesus e do Espirito Santo. O sangue derramado na cruz nos purifica de todo pecado. A pureza de coração acontece no seguir os passos de Jesus, no ser como Ele é. E um coração puro resulta da nossa vontade de fazer somente o que Deus quer. Aqueles que tem um coração puro desejam o que Deus deseja, acima de sua própria vontade.
Jesus morreu na cruz por cada um de nós para nos trazer vida nova, vida renovada. Porém, somente com o coração puro vou admitir, vou compreender esse sacrifício, essa verdade.
Como ter um coração puro?
Pedir. “Até agora vocês não pediram nada, pedis e recebereis” Mt 7,7. Palavras de Jesus dando-nos mais um passo em sentido da conquista do coração puro.
Ter humildade, reconhecer-se pecador, reconhecer-se necessitado, dependente de Deus. Veja exemplo do Rei Davi. Rei Davi foi um Rei grandioso, um ungido do Senhor Deus. Fez tantas realizações, era um Rei que vivia próximo e intimo de Deus. NO entanto, viu necessidade e teve humildade para pedir um coração renovado. NO Salmo 50 vemos o Rei Davi, reconhece-se culpa pelos pecados, pede então para Deus, lava-lo, purificá-lo. “Criai em mim um coração puro, restitua a minha alegria” diz ele.
Para que ter um coração puro?
Para ver Deus, já que Jesus disse que a condição é ter um coração puro. Então se quero ver Deus, se quero sentir Deus, e portanto se quero ser amado e amar, já que Deus é amor, devo querer, desejar um coração puro, transformado, mudado.
Tenha certeza, um coração puro lhe traz muita felicidade, alegria. E alegria completa, aquela alegria prometida por Jesus, alegria que não se acaba.
Deus quer renovar nosso coração em plenitude de amor. Deus quer sempre que amemos. Deus é amor. Coração puro é coração que ama.
Desejo um coração puro? O que estamos pedindo a Deus em oração? Um carro novo, um vestido bonito,um cargo na empresa, uma casa? Será que na lista de pedidos está o desejo de um coração puro?
Como está meu coração diante de Deus Pai? Posso olhar com os olhos firmes para Deus?
Só buscando se assemelhar ao coração de Cristo é que tenho capacidade de ter um coração puro. O ministério de Jesus em sua vida inteira foi curar o coração das pessoas. Ele foi curando os corações machucados. O coração de Pedro,de Matheus,Zaqueu, o coração de pecadores, a cada um Ele tocava e a pessoa saia renovada, transformada para amar.
Hoje Ele quer curar o nosso coração, que anda magoado, triste, decepcionado.
Oração: Convide a Jesus para passear em todas as áreas de minha vida. Já vamos louvando ao Senhor por todas os problemas, as dificuldades.
Ajudai-me Espírito Santo à moldar nosso coração em conformidade com o coração de Jesus, um coração que sabe amar, que sabe perdoar.
Ajudai-me Jesus a não olhar o mundo com minhas limitações e criticas, mas com coração humilde.
Cura-me Jesus. Cura o meu coração. Desejo o meu coração curado, para que eu possa amar, amar,amar.
Amém.

Espoti – 07/10/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!