RENOVADOS NO ESPIRITO SANTO!


JESUS 123456.jpgRenovar é recuperar, restabelecer, é restaurar. É como restaurar uma obra de arte. Limpar, consertar, recuperar detalhes originais. É portanto restaurar, recuperar de acordo com o projeto original. Isso é o que o Espirito Santo, quer fazer conosco. Não importa como estamos: em pecado, com problemas, com defeitos, deformados por causa do pecado. Ele faz a gente voltar como o projeto original de Deus. Nosso projeto original de Deus é Jesus de Nazaré. Deus nos fez à imagem e semelhança de Deus.

                         RENOVADOS NO ESPIRITO SANTO

"Nós éramos insensatos, rebeldes, transviados, escravos de paixões de toda espécie, vivendo na malicia e na inveja, detestáveis, odiando uns aos outros, mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu Amor para com os homens, nos salvou mediante batismo de regeneração e renovação pelo Espirito Santo que nos foi concedido em profusão para que justificados pela graça nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna" Tito 3, 3-7
Paulo relembra acontecimento marcante em sua vida, a conversão, que provocou uma radical mudança em sua vida. Através do Espirito Santo que nele habitou, Paulo teve a vida totalmente renovada, restaurada no Espirito.

O que Ele diz no texto: Que ele errou muito, falhou, cometeu injurias, calunias, como nós também erramos, falhamos por inúmeras vezes, vivendo na insensatez. Rebeldia, nos escravizando pelas paixões mundanas, vivendo na malicia, na inveja. O encardido acaba entrando em nossa vida, em nossos atos, e começa a nos mudar, a nos deformar.

Mas um dia, apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e com seu imenso amor pelos homens, por cada um de nós, e a sua misericórdia infinita e nos salvou. Não diz "me" salvou e sim "nos" salvou. Na cruz Ele alcançou a salvação para cada um de nós. Carregou todas as nossas enfermidades, e, antes de subir aos céus, prometeu enviar o paráclito, a ajuda que precisamos. Disse: "Não vos deixarei órfãos". Jo 14,18

E a promessa é para todos: "A promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus." At 2,39

Paulo foi transformado, foi renovado pela ação do Espirito Santo. Quanto Jesus entrou na vida de Paulo, e Ele se deixou ser conduzido pelo Espirito Santo, deixou o Espirito Santo agir em sua vida, e sua vida foi totalmente renovada, restaurada, a ponto de dizer: "Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim"

Já conhecemos muita gente que foi renovada, restaurado pela ação do Espirito Santo; quantos Santos e Santas conhecemos. Na Bíblia temos vários: Nicodemos, Zaqueu, e você certamente conhece alguém do seu meio, que viu a vida dele, ser transformada, mudada pelo Espirito.

Então o Espirito renova mesmo! Transforma mesmo! Muda mesmo!

Renovar é recuperar, restabelecer, é restaurar. Por de novo um vigor, uma força. É como restaurar uma obra de arte. Limpar, consertar, recuperar detalhes originais. É portanto restaurar, recuperar de acordo com o projeto original. Isso é o que o Espirito Santo, quer fazer conosco. Não importa como estamos: em pecado, com problemas, com defeitos, deformados por causa do pecado. Ele faz a gente voltar como o projeto original de Deus. Nosso projeto original de Deus é Jesus de Nazaré. Deus nos fez à imagem e semelhança de Deus.

Ai está porque devemos buscar a renovação a restauração:

- Para nos livrar, nos libertar dos pecados, do mal, da tentação, porque sozinho não conseguimos.

- Buscar a santidade. Deus nos quer Santos. Essa é a vontade de Deus...(ITess 4,3)

Buscar a perfeição: "Sede perfeitos, assim como meu Pai Celeste é..(Mt 5,48). O Cristão é chamado à ser Santo. (RM 1,7).

Santidade é a união sempre maior e mais perfeita com Deus. É vida em concordância com Deus.

Então a vida cristã precisa de conversão, de purificação espiritual de renovação espiritual. Precisamos ser renovados no Espirito Santo, porque essa é a vontade de Deus.

Portanto busquemos o Espirito Santo. Sem o Espirito, o cristão jamais conhecerá verdadeiramente Deus. Deus fica longe e distante. O Espirito Santo é aquele que nos faz conhecer e reconhecer o rosto de Deus.

Busquemos o Espirito Santo, ser queremos ser mudados, renovados, transformados.

Para isso é necessário:

Pedir: "Pedis e recebereis". Mt 7,7

Desejar, abrir coração, não resistir (fechar, bloquear coração para o anúncio da salvação)

Pureza de Coração: Condição fundamental para receber presença do Espirito Santo no coração humano.

Ser dócil, receptivo, aberto. Abrir o coração. Nosso coração fica vazio sem a presença do Espirito. Então devemos pedir na certeza porque: "Jesus nos concede. Espirito sem medidas" Jo 3,34.

E mais, para o Espirito Santo, entrar no coração é necessário esvaziar-se a si mesmo. Esvaziar as coisas do mundo, esvaziar-se do pecado, magoas, rancores, invejas, soberbas, etc. Como está seu coração? Está cheio de que?

Não adianta derramar litro de água sobre um copo que já está cheio, ou estiver de ponta cabeça. A água está caindo em abundancia, A água viva, o Espirito Santo está sendo derramado em profusão. Abramos nosso coração. Limpemos nosso coração para que o Espirito Santo possa entrar e fazer morada.

Oração:

Vem Espirito Santo, vem renovar a minha vida por completo. Renova a minha família, renova a minha sexualidade, minha afetividade, meu relacionamento, minha fé, meu pensamento, meus atos. Faz um renovo total em minha vida. Restaura-me como Deus nosso Pai me criou. Vem Espirito Santo! Tu és o grande renovador de minha vida e de minha história. Vem orar em mim, transforma meu coração e me capacita para que eu possa viver em profunda comunhão com Deus. Amém.
















Powered by ScribeFire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!